quinta-feira, 11 de abril de 2013

Tarkovski, Sacha e Serguei


Dias atrás revi O rolo compressor e o violinista, de Andrei Tarkovski (Rússia, 1932; França, 1986). Soma-se a esta obra os premiadíssimos Andrei Rublióv, Solaris e O espelho – certamente motivos para voltar ao Fôlego Literário algum outro dia. Mas, agora, desejo as impressões que me exigiram escrever sobre o Tarkovski revisitado. Em 44 minutos, esta primeira obra do cineasta traduz a poesia que desnuda duas violências habituais que atrapalham a vista desacostumada à banalidade.

Um menino pobre toca violino, enquanto um trabalhador maneja um rolo compressor. No mesmo ambiente, um bairro, a antítese da cena e dos sons produzidos por seus personagens em suas ações se intensifica. O garoto é Sacha, músico ridicularizado por outros meninos; Serguei é o operário que se diferencia em função da arte. A “palinha” dada pelo garoto e seu violino ao operário talvez não represente a emoção do momento em que Sacha dirige, auxiliado por Serguei, o brutal rolo compressor, mas comove até uma pedra.

Tarkovski faz sua estreia com este filme – e em seus 28 anos de idade já se autoriza como grande roteirista cinematográfico russo.

Andrei Tarkovski foi censurado na antiga União Soviética. 


Andrei Tarkovski
                                                                 
                                                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário