sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ciclo de Literatura Russa - CURSO DOSTOIÉVSKI


A NOITE DE TERÇA-FEIRA, DIA 11 DE JUNHO, 

ABRIU UM NOVO ESPAÇO PARA SE DISCUTIR A LITERATURA RUSSA E ROMPEU, POR EXTENSÃO, COM A INÉRCIA NO RIO GRANDE DO SUL: 

DOSTOIÉVSKI AGORA É LIDO E SIMULTANEAMENTE ANALISADO NUM CURSO ESPECÍFICO SOBRE 

O AUTOR DE CRIME E CASTIGO E OS IRMÃOS KARAMÁZOV


Ao criar este Ciclo de Literatura Russa e iniciá-lo por Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski, resolvi oportunizar meus anos de estudo acumulado sobre a obra e a vida de autores russos.
O Ciclo de Literatura Russa expandirá discussões, na sequência, da vida e da obra de Tolstói, Tchékhov, Gógol e Turguêniev.
Selecionei material também para uma exposição realizada na abertura do Curso Dostoiévski de edições das obras do autor de Os demônios que contou com 243 títulos dos mais variados anos, editoras e traduções.


1. O objetivo deste Curso. Não somente teorizar sobre a obra de Dostoiévski, como incentivar o convidado a ler, durante os cinco meses de sua realização, uma obra por mês do autor de O idiota

2. O público esperado. Reconheço que imaginei o extremo em nível do interesse do público: ou um e outro interessado ou um grupo mais expressivo. 

3. O ocorrido. Falta de vagas para as turmas abertas, restando poucas vagas para a turma em Caxias do Sul. 

4. As turmas planejadas. Abri três turmas do Curso Dostoiévski: duas em Porto Alegre; uma em Caxias do Sul. Em Porto Alegre, no Absolutto Pré-Vestibular por Disciplina (Rua André Puente, 354 – Bairro Independência) e na Livraria Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165 – Bairro Bom Fim). Em Caxias do Sul, no Cursão-Premium (Rua Os 18 do Forte, 1771 – Bairro Centro). 

5. A repercussão. O acolhimento do público à proposta do curso oferecido foi imediato: praticamente um mês antes de seu início não havia mais vaga nas turmas de Porto Alegre. 

6. O reconhecimento e a satisfação. Publicamente, para as turmas de Porto Alegre e de Caxias, meu reconhecimento por um empenho maior do que a própria busca de vagas ofertadas: o interesse pela cultura, pela diversidade, pela discussão e pela conservação do prazer máximo de uma leitura qualificada. 

7. O ineditismo. Pela primeira vez, pelas informações que possuo, não há precedente de um Curso ou um Ciclo de Literatura Russa deste porte, ou seja, envolvendo material impresso e discussão de nomes considerados geniais do século XIX e XX da cultura e da literatura russas.
















6 comentários:

  1. Nicotti,parabéns pelo belo trabalho,um abraço Cynara Kessler

    ResponderExcluir
  2. Grande Cynara!

    Valeu a atenção e o acompanhamento do Fôlego Literário.
    Abraço, Nicotti.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Parabéns pela iniciativa do ciclo sobre literatura russa.
    Ainda há vagas para Caxias do Sul? Em que datas se realizarão os encontros?
    Abraços,
    Diego de Souza

    ResponderExcluir
  4. Diego

    Sim, ainda há vagas para Caxias. Os encontros são os seguintes: 11 de julho (Crime e castigo), 15 de agosto (O idiota), 12 de setembro (Os demônios) e 17 de outubro (Os irmãos Karmázov), no Cursão.

    Abraço, Nicotti

    ResponderExcluir
  5. Caro Prof. muito interessante e estimulante sua aula (magna) sobre Dostoievski, que acontece na Palavraria, turma extra, aos sábados.
    Só para informar que encontrei um site com o Crime e Castigo (589 páginas...?)
    para leitura...haja fôlego! mas vamos começar,

    Adi Berenice

    ResponderExcluir
  6. Adi Berenice

    Que bacana teu comentário. Agora é, de fato, trabalhar com o texto dostoievskiano. Boa leitura!

    Abraço, Nicotti

    ResponderExcluir